Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Nomeações de Polanski para prémios César espoletam demissão em massa

O realizador lançou o novo filme, 'J'accuse', no ano passado, apenas alguns dias antes de uma atriz francesa o ter acusado de violação.

Nomeações de Polanski para prémios César espoletam demissão em massa
Notícias ao Minuto

10:39 - 14/02/20 por Sara Gouveia

Mundo Cinema

O corpo administrativo da Associação para a Promoção do Cinema, que tutela a Académie des Arts et Technique du Cinéma, responsável pelos prémios César - o equivalente francês aos Óscares - pediu demissão em massa, após várias semanas de controvérsia sobre as nomeações do novo filme de Roman Polanski. As saídas ocorrem duas semanas antes da cerimónia de entrega dos prémios.

"Para honrar aqueles que fizeram filmes em 2019, para recuperar a serenidade e fazer deste festival de cinema uma celebração, o painel de realizadores tomou a decisão unânime de se demitir", referiu em comunicado, citado pela Sky News, a academia de cinema francesa.

'J'accuse', o filme de Polanski sobre um oficial francês judeu que é acusado de ser um espião da Alemanha, nos anos 80, está até agora nomeado para um total de 12 categorias, mais do que os restantes a concurso.

O presidente da Academia Francesa de Cinema, Alain Terzian, alega, citado pelo Le Figaro, que a academia “não deve adoptar posições morais” no que toca à entrega de prémios.

Recorde-se que em novembro do ano passado a antiga atriz, modelo e fotógrafa, Valentine Monnier, acusou Polanski de a ter violado, em 1975, numa estância de esqui de Gstaad, na Suíça, quando tinha 18 anos. O realizador, agora com 86 anos, negou as acusações.

O diretor franco-polaco chegou a fugiu dos Estados Unidos depois de se ter declarado culpado de ter mantido relações sexuais com uma menor de 13 anos, em 1977, e de ter cumprido apenas uma pequena pena de prisão.

Roman Polanski foi expulso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, em 2018.

Os grupos feministas têm apelado por várias vezes a boicotes ao filme e as atitudes da Academia têm sido alvo de várias críticas. No entanto, 'J'Accuse', estreou em mais de 500 salas, ultrapassou o milhão de bilhetes vendidos e é um dos filmes de maior êxito em França

A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para dia 28 de fevereiro em Paris.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório