Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Manifestação em Paris pela libertação de dois investigadores franceses

Cerca de 150 pessoas participaram hoje numa manifestação silenciosa em Paris a favor da libertação imediata de dois investigadores franceses que estão detidos no Irão desde junho.

Manifestação em Paris pela libertação de dois investigadores franceses
Notícias ao Minuto

21:29 - 11/02/20 por Lusa

Mundo França

"Libertem Fariba Adelkhah e Roland Marchal, os nossos colegas investigadores detidos no Irão desde junho de 2019", lia-se nas faixas dos companheiros do Centro de Pesquisa Internacional (CERI) que hoje foram exibidas em Trocadero, o bairro parisiense na zona da Torre Eiffel, capital francesa

#FreeFariba e #FreeRoland foram outras das palavras de ordem exibidas no protesto, segundo relatos do jornalista da agência France-Presse (AFP).

A manifestação coincidiu com o dia da comemoração da revolução islâmica de 1979.

A antropóloga franco-iraniana Fariba Adelkhah e o seu companheiro, Roland Marchal, foram presos em 05 de junho 2019 no aeroporto de Teerão e estão acusados de ameaçar a "segurança nacional" e fazer "propaganda" contra o regime.

O julgamento dos dois investigadores poderá começar em breve no Teerão e os seus defensores alertam para o facto de as acusações de que são alvo terem sido fabricadas.

Os dois investigadores, que temem uma longa prisão, como outros estrangeiros e pessoas de dupla nacionalidade detidos no Irão, estão "perturbados" e muito fracos física e moralmente, segundo declarações de uma das participantes no protesto e elemento do seu comité de apoio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório