Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Iraque: Milícias aceitam afastar-se dos principais locais de protesto

Milícias leais ao poderoso clérigo xiita Moqtada al-Sadr aceitaram hoje abandonar os principais locais das manifestações em Bagdad e em Najaf (sul), após confrontos esta semana que causaram pelo menos sete mortos e dezenas de feridos.

Iraque: Milícias aceitam afastar-se dos principais locais de protesto
Notícias ao Minuto

13:52 - 08/02/20 por Lusa

Mundo Iraque

O ativista Sabah Nabil, um dos porta-vozes dos que se manifestam na praça Tahir em Bagdad, epicentro dos protestos que abalam o Iraque desde 01 de outubro, disse hoje à agência noticiosa espanhola EFE que chegaram a acordo com o conselheiro militar do movimento Sadr, Abu Dooa al-Eisawi, para a retirada das milícias fieis ao clérigo, conhecidas como "capacetes azuis".

"Eisawi veio à praça Tahrir e teve uma série de reuniões com os manifestantes", disse Nabil, explicando que o acordo prevê que as milícias não se aproximem dos protestos e que se retirem daquela praça central de Bagdad, bem como da praça al-Sadrain, em Najaf.

"As partes acordaram ainda distanciar-se de atos de provocação e não cometer excessos uma contra a outra", adiantou o ativista.

O grande 'ayatollah' iraquiano Ali al-Sistani condenou na sexta-feira os ataques dos apoiantes de Moqtada al-Sadr contra os manifestantes antigovernamentais e pediu às forças de segurança que protejam as pessoas.

Nabil indicou que os manifestantes e o movimento de Sadr formaram uma comissão para prevenir atos violentos.

Fonte do Ministério do Interior que não quis ser identificada disse à Efe que também se conseguiu um acordo em Najaf "sob supervisão" do ministro do Interior, Yasin al-Yaseri.

"Os seguidores de Sadr retiraram-se, os manifestantes regressaram à praça e as forças de segurança assumiram a responsabilidade de proteger a praça e os contestatários", referiu.

Sadr começou por apoiar as manifestações, mas depois retirou o seu apoio aos manifestantes, o que levou centenas dos seus seguidores a abandonarem os acampamentos.

A decisão, segundo fonte da coligação política Sairun liderada pelo clérigo xiita, foi tomada depois de manifestantes terem tentado impedir uma manifestação no final de janeiro, encabeçada por Sadr, para exigir a retirada das forças dos Estados Unidos do Iraque.

Perto de 550 pessoas morreram nos protestos, entre manifestantes e forças de segurança, segundo a pública Comissão de Direitos Humanos iraquiana, desde que começou a contestação a 1 de outubro.

Os manifestantes pedem uma reforma do sistema político, o fim da corrupção e melhores serviços básicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório