Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Trump avalia como "desastre absoluto" o 'caucus' democrata no Iowa

O Presidente norte-americano ironizou hoje sobre o atraso na divulgação dos resultados do 'caucus' democrata no Iowa, primeira etapa da escolha do candidato democrata à Casa Branca, caracterizando o processo como um "desastre absoluto".

Trump avalia como "desastre absoluto" o 'caucus' democrata no Iowa
Notícias ao Minuto

14:41 - 04/02/20 por Lusa

Mundo EUA/Eleições

"Nada funciona, exatamente como quando eles governavam o país", afirmou Donald Trump, numa mensagem publicada na rede social Twitter, aproveitando para fazer uma referência direta ao "Obamacare", a reforma do sistema de saúde que foi uma das bandeiras do seu antecessor o democrata Barack Obama.

"Lembrem-se do 'site' do Obamacare de cinco mil milhões de dólares, que deveria ter custado 2% disso", prosseguiu.

E acrescentou: "A única pessoa que pode reivindicar uma grande vitória no Iowa na noite passada é Trump".

A maratona eleitoral que vai determinar, ao longo dos próximos meses, os candidatos à Presidência dos Estados Unidos arrancou na segunda-feira no pequeno estado rural do Iowa (centro-oeste), com a realização dos 'caucus' (assembleias locais de eleitores) democrata e republicano.

A divulgação dos resultados do 'caucus' democrata no Iowa, a primeira etapa do processo que irá selecionar o adversário de Trump (republicano) nas eleições presidenciais norte-americanas de novembro deste ano, está atrasada devido a problemas técnicos identificados na aplicação para telemóveis que deveria ajudar na contagem das intenções de apoio dos eleitores.

Representantes do Partido Democrata no Iowa anunciaram que esperam divulgar resultados "mais tarde durante o dia de hoje", precisando que a força política está a verificar os dados manualmente.

Citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press (AP), o líder do partido no Estado do Iowa, Troy Price, afirmou que os atrasos verificados não são resultado de um ato de pirataria ou de intrusão.

Na segunda-feira, os eleitores do Iowa deslocaram-se a cerca de 1.600 locais (por exemplo, escolas, ginásios, bibliotecas ou igrejas) para participarem em assembleias de cidadãos e para escolherem o seu candidato.

Ao contrário do que acontece numas eleições primárias, em que um eleitor deposita o respetivo voto numa urna, num 'caucus' os eleitores discutem, trocam argumentos e dividem-se em grupos de apoio a candidatos.

Apesar da ausência de resultados, alguns candidatos à nomeação democrata já prestaram declarações a antecipar uma possível vitória.

"Quando os resultados forem anunciados, tenho a impressão que vamos assistir a um grande, grande êxito, aqui no Iowa", afirmou, por exemplo, o senador Bernie Sanders.

"Este dia marca o início do fim para Donald Trump", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório