Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Vírus com 15 mil anos encontrados em glaciar no planalto do Tibete

Os cientistas esperam agora estudar os vírus e perceber, por exemplo, como é que sobreviveram aos vários climas.

Vírus com 15 mil anos encontrados em glaciar no planalto do Tibete
Notícias ao Minuto

12:10 - 24/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

Um glaciar de dimensões massivas, no norte do planalto do Tibete, na Ásia Oriental, foi a casa de vírus nunca antes vistos durante 15 mil anos.

Na investigação publicada no repositório de ciências biológicas, bioRxiv, são revelados detalhes de como os cientistas descobriram os 28 grupos de vírus desconhecidos e o que podem aprender com eles, incluindo perceber como é que sobreviveram aos vários climas.

Utilizaram duas amostras do glaciar, uma de 1992 e outra de 2015, ambas com o interior intocado. Depois, numa sala fria, foi usada uma serra para cortar a camada exterior, lavaram o resto do gelo com etanol para derreter uma camada de 5 milímetros e outros 5 milímetros com água esterilizada. 

Os esforços revelaram 33 vírus que têm entre 520 e 15 mil anos, 28 dos quais são novos para a ciência, segundo é explicado no resumo do estudo. 

No entanto, os especialistas alertam ainda que com os glaciares a encolherem e a derreterem rapidamente um pouco por todo o mundo devido às alterações climáticas, isso também significa que pode tornar-se uma ameaça. "No mínimo, pode levar à perda de arquivos microbiais e virais que podiam ser informativos sobre o clima da Terra no passado, no entanto, no pior dos casos, o derreter do gelo pode libertar patogénios para o ambiente", escreveram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório