Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Primeiro-ministro ucraniano apresenta a demissão

O presidente Volodymyr Zelenskyi vai considerar o pedido de Oleksiy Honcharuk.

Primeiro-ministro ucraniano apresenta a demissão
Notícias ao Minuto

08:40 - 17/01/20 por Fábio Nunes

Mundo Ucrânia

O primeiro-ministro da Ucrânia Oleksiy Honcharuk apresentou a sua demissão ao presidente Volodymyr Zelenskyi, avança a CNBC. A decisão de Honcharuk está relacionada com a divulgação de um áudio no início da semana no qual o primeiro-ministro parece fazer comentários depreciativos sobre os conhecimentos de economia do presidente. 

Num post na sua conta no Facebook, Honcharuk explica o que o motivou a apresentar a demissão a Zelenskyi.

"Estou na posição de cumprir o programa do presidente. Para mim ele é um modelo de abertura e de decência. No entanto, de forma a que não subsistam quaisquer dúvidas sobre o nossos respeito e confiança no presidente, escrevi uma carta de demissão e entreguei-a ao presidente para que possa submetê-la ao parlamento", frisou o primeiro-ministro ucraniano. 

De acordo com a AFP, o gabinete de Zelenskyi confirmou que Honcharuk entregou a carta de demissão. O presidente da Ucrânia vai agora considerar este pedido. 

Este pedido de demissão surge numa altura em que a Ucrânia está envolvida no processo de impeachment de Donald Trump nos Estados Unidos, uma vez que o presidente norte-americano pressionou Zelenskyi a investigar Hunter e Joe Biden, candidato democrata às eleições presidenciais deste ano. 

Até esta quinta-feira, a Ucrânia tinha optado por manter-se à margem deste processo. Algo que mudou, quando ontem o Ministério do Interior do país anunciou que a polícia ucraniana estava a investigar a possibilidade de Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, ter sido vigiada ilegalmente antes de ter sido afastada do cargo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório