Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

Trump assina declaração de catástrofe para Porto Rico devido aos sismos

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, assinou hoje a declaração de catástrofe para Porto Rico, devido aos terramotos que atingiram a ilha nas últimas semanas, deixando edifícios danificados e mais de oito mil desalojados.

Trump assina declaração de catástrofe para Porto Rico devido aos sismos
Notícias ao Minuto

22:33 - 16/01/20 por Lusa

Mundo Trump

De acordo com uma publicação, na rede social Twitter, da representante de Porto Rico no Congresso norte-americano, Jenniffer González, o chefe de Estado dos EUA assinou a declaração de catástrofe para este território incorporado nos Estados Unidos que garante "a assistência federal imediata e adequada às pessoas que foram afetadas pelos terramotos que ainda se fazem sentir na ilha".

Na declaração, prosseguiu González, estão contempladas medidas como a "remoção de escombros" e verbas que vão ser canalizadas para "salvar vidas, proteger a saúde pública e a segurança e prevenir danos nas propriedades públicas e privadas".

A assinatura deste documento ocorre cindo dias depois de a governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez, ter pedido que seis municípios fossem declarados como áreas de catástrofe.

De acordo com dados preliminares, fornecidos pela governadora daquela ilha, os danos causados pelo terramoto alcançam os 110 milhões de dólares (cerca de 98 milhões de euros), apesar de os municípios mais afetados terem indicado que os estragos ascendiam os 460 milhões de dólares (cerca de 412 milhões de euros).

Wanda Vázquez tinha dito, antes de saber que Trump iria assinar a declaração de catástrofe, que Porto Rico estava a receber um tratamento desigual ao nível das ajudas federais em relação aos restantes estados norte-americanos.

"O tratamento é desigual e, por essa razão, estamos a lutar para que o porto-riquenhos tenham as mesmas oportunidades", vincou a chefe do executivo daquela ilha.

Cerca de 8.500 pessoas ficaram desalojadas na sequência dos terramotos que atingiram Porto Rico na última semana, informou na terça-feira o secretário de Estado daquele território incorporado nos Estados Unidos, Elmer Román.

De acordo com o comunicado emitido pelo governante, citado pela agência Efe, o número total de desalojados é de 8.460, dos quais 3.939 foram acolhidos em 12 instalações administradas pelo Departamento da Habitação.

Os restantes 4.521 habitantes desalojados foram acolhidos em 30 centros também administrados por este departamento e que incluem infraestruturas municipais e de organizações sem fins lucrativos.

A Guarda Nacional de Porto Rico estabeleceu na terça-feira cinco acampamentos para substituir os acampamentos informais que os cidadãos desalojados criaram junto às áreas onde viviam.

Estes acampamentos foram posicionados nos municípios de Guánica, Yauco, Guayanilla, Ponce e Peñuelas.

Um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter atingiu Porto Rico, em 07 de janeiro.

Um dia antes, um sismo de 5,8 destruiu cinco casas na cidade costeira de Guánica, no sudoeste, e danificou dezenas de outras.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Leia Também: "Aposto a minha vida em como Trump sabia" da pressão à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório