Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Encontrada na Indonésia a maior flor do mundo

Com 111 centímetros de diâmetro, é a maior flor alguma vez registada a nível mundial. O cheiro, porém, não é nada agradável.

Notícias ao Minuto

21:17 - 15/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Indonésia

A ilha de Sumatra, na Indonésia, bateu o seu próprio recorde no que a flores diz respeito. Esta semana foi noticiada a descoberta da maior flor de que há registo no mundo, a 'Rafflesia tuan-mudae', com 111 centímetros de diâmetro, conforme pode ver na primeira imagem da galeria acima.

Nas restantes imagens, pode ver a antiga detentora do recorde, 'Rafflesia arnoldii', também original de Sumatra, que tinha 107 centímetros.

A planta 'Rafflesia', sublinhe-se, não tem folhas, caule ou sequer raízes normais, de acordo com o Guardian. Não faz, por isso, fotossíntese, alimentando-se através dos filamentos de uma videira, que se assemelham a células fúngicas.

Depois de alguns anos com este tipo de alimentação, o botão de flor nasce e incha durante vários meses antes de desabrochar na forma que se vê acima.

O cheiro, dizem, é repugnante, descrito como sendo semelhante ao cheiro de carne putrefacta. Este odor, acompanhado do tamanho da flor, serve para atrair insectos que façam a polinização.

A flor está, porém, ameaçada, por causa do desaparecimento das florestas e porque continua impossível de cultivar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório