Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Haftar rejeita apelo ao cessar-fogo proposta por Ancara e Moscovo

O marechal Khalifa Haftar, homem forte do leste líbio, rejeitou esta noite o cessar-fogo sugerido na quarta-feira por Ancara e Moscovo, e anunciou o prosseguimento das operações militares contra o Governo de Acordo Nacional (GNA), reconhecido pela ONU.

Haftar rejeita apelo ao cessar-fogo proposta por Ancara e Moscovo
Notícias ao Minuto

22:25 - 09/01/20 por Lusa

Mundo Líbia

Através de um comunicado divulgado pelo seu porta-voz, Ahmad al-Mesmari, o marechal Haftar considerou que a estabilidade ou o relançamento do processo político na Líbia não pode ocorrer antes "da erradicação dos grupos terroristas" e da dissolução e desarmamento das milícias que, na sua perspetiva, controlam a capital líbia.

O marechal Khalifa Haftar, apoiado, entre outros, pelo Egito e Emirados Árabes Unidos, desencadeou em abril uma ofensiva em direção à capital Tripoli, onde está sediado o GNA, de Fayez al-Sarraj.

Por sua vez, o GNA saudou o apelo para uma trégua, mas sem indicar que posição iria adotar.

Os presidentes turco, Recep Tayyip Erdogan, e russo, Vladimir Putin, apelaram na quarta-feira em Istambul para um cessar-fogo na Líbia, apesar de s seus interesses parecerem divergir no terreno.

A Rússia é acusada de apoiar o marechal Haftar, ao enviar centenas de mercenários, enquanto a Turquia anunciou o envio de tropas para a Líbia em apoio ao GNA.

No seu comunicado, o marechal Haftar "saudou", no entanto, a "iniciativa do Presidente Vladimir Putin", mas anunciou o prosseguimento dos "esforços das forças armadas na sua guerra contra os grupos terroristas".

"Estes grupos apoderaram-se da capital e recebem o apoio de certos países e governos que lhe fornecem equipamento militar, munições (...) e 'drones'", referiu.

"Esses países também enviam um grande número de terroristas de todo o mundo para combater as forças armadas [pró-Haftar]", acrescentou.

Haftar referia-se à Turquia, que apoia militarmente as forças do GNA, e a quem acusa de enviar combatentes sírios pró-turcos para combater na Líbia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório