Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Rússia alerta que acordo nuclear com Irão corre risco de "se desmoronar"

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, alertou hoje que o acordo nuclear do Irão com as grandes potências corre o risco de "se desmoronar" sem o cumprimento dos Estados Unidos e da União Europeia.

Rússia alerta que acordo nuclear com Irão corre risco de "se desmoronar"
Notícias ao Minuto

14:04 - 30/12/19 por Lusa

Mundo Diplomacia

O acordo de 2015 entre o Irão e os Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia previa o levantamento de sanções contra Teerão em troca de limitações ao seu programa nuclear. Washington retirou-se unilateralmente do pacto em meados de 2018 e restabeleceu duras sanções que impedem a República Islâmica de exportar petróleo.

"Devido à linha destrutiva seguida por Washington, esta importante conquista da diplomacia internacional... corre o risco de se desmoronar", disse Lavrov no final de um encontro em Moscovo com o seu homólogo iraniano, Javad Zarif.

O chefe da diplomacia russa adiantou que "os colegas da União Europeia" também "não estão a cumprir totalmente o acordo".

Face às sanções norte-americanas, o Irão tem pressionado os signatários europeus para encontrarem um modo de contrariar o seu impacto na economia iraniana.

Desde maio, Teerão tem ainda vindo a desrespeitar alguns dos seus compromissos no acordo e na semana passada iniciou novas operações num reator nuclear de água pesada.

As decisões do Irão foram condenadas pelos governos ocidentais, enquanto a Rússia e a China têm repetidamente culpado os Estados Unidos.

Lavrov disse que a Rússia vai exigir total conformidade com o acordo aos Estados Unidos e à União Europeia, adiantando que nesse caso o Irão voltará a cumprir todas as suas obrigações.

Em caso contrário, deve considerar-se que o acordo "deixou de existir", adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório