Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Giuliani conversou com Maduro nos bastidores da crise venezuelana

Elementos da administração Trump desconheciam o envolvimento do advogado do presidente na questão venezuelana.

Giuliani conversou com Maduro nos bastidores da crise venezuelana
Notícias ao Minuto

08:40 - 30/12/19 por Fábio Nunes

Mundo Venezuela

Rudy Giuliani teve uma conversa por telefone com Nicolas Maduro nos bastidores da crise venezuelana em setembro de 2018, avança o The Washington Post. Este é mais um exemplo do papel que Giuliani, o advogado de Donald Trump, tem na diplomacia norte-americana.

As fontes citadas pelo The Washington Post afirmam que, para além de Giuliani, o então congressista do Texas Pete Sessions também participou na conversa telefónica, cujo objetivo era convencer Maduro a deixar a presidência e permitir a reabertura económica da Venezuela.

No entanto, a intenção desta chamada era contrária à posição assumida publicamente pelos Estados Unidos relativamente à situação na Venezuela naquela altura. Giuliani chegou a encontrar-se com John Bolton, que era conselheiro de Segurança Nacional, para lhe propor um plano para retirar Maduro do poder, mas Bolton rejeitou essa ideia. 

O jornal contactou um membro da equipa da Casa Branca que garantiu que os elementos da administração Trump desconheciam o envolvimento de Rudy Giuliani na questão da Venezuela. 

O papel de Giuliani na diplomacia norte-americana foi alvo de escrutínio durante o inquérito de impeachment. Vários responsáveis diplomáticos dos Estados Unidos na Europa revelaram a sua preocupação pelos contactos estabelecidos pelo advogado de Trump com membros do governo ucraniano, e disseram mesmo que Giuliani era o mensageiro de Trump, apesar de não ter nenhum cargo oficial no seio da administração norte-americana. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório