Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

China denuncia sanções contra empresas no orçamento de Defesa dos EUA

Pequim condenou hoje as disposições do orçamento da Defesa norte-americano que dificultam o desenvolvimento de empresas chinesas, ameaçando Washington de tomar medidas retaliatórias.

China denuncia sanções contra empresas no orçamento de Defesa dos EUA
Notícias ao Minuto

11:44 - 26/12/19 por Lusa

Mundo China

O orçamento do Pentágono, aprovado a semana passada, proíbe o recurso a fundos federais para a compra de vagões e autocarros elétricos a empresas chinesas.

A medida parece dirigida contra o fabricante chinês de material ferroviário CRRC e o construtor de veículos elétricos BYD.

A lei contém igualmente disposições relativas à Huawei, a empresa chinesa de telecomunicações que Washington suspeita de espionagem potencial para benefício de Pequim. Proíbe à administração Trump retirar a Huawei da lista negra que impede empresas norte-americanas de trabalharem com ela.

Questionado sobre estas disposições, o porta-voz do Ministério do Comércio chinês, Gao Feng, deu conta da "firme oposição" da China.

"A China estudará com atenção o impacto da lei sobre as empresas chinesas e tomará todas as medidas necessárias para proteger os seus direitos e interesses legítimos", advertiu sem precisar.

Pequim já tinha protestado no sábado contra o orçamento do Pentágono, que preconiza o reforço dos laços militares com Taiwan e reafirma o apoio de Washington ao movimento de contestação em Hong Kong.

Gao garantiu, no entanto, que as discussões com Washington continuam visando a assinatura de um acordo comercial preliminar, primeira etapa da esperada resolução do diferendo económico entre os dois países.

A administração Trump disse pretender que o acordo preliminar fosse assinado no início de janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório