Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Bolsonaro diz que EUA desistiram de sobretaxar aço e alumínio brasileiros

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou na sexta-feira que os Estados Unidos desistiram de sobretaxar o aço e o alumínio brasileiros, segundo o portal de notícias G1.

Bolsonaro diz que EUA desistiram de sobretaxar aço e alumínio brasileiros
Notícias ao Minuto

06:33 - 21/12/19 por Lusa

Mundo Bolsonaro

O anúncio de Jair Bolsonaro foi feito numa transmissão ao vivo numa rede social, acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do assessor da área internacional da Presidência, Filipe Martins, adianta o G1.

O chefe de Estado revelou ter tido uma conversa telefónica com o Presidente norte-americano, Donald Trump, em que falaram sobre a sobretaxa do aço e do alumínio.

No passado dia 02 dezembro, Donald Trump afirmou que o Governo norte-americano iria reinstalar a taxa sobre o aço e o alumínio do Brasil e da Argentina, porque os dois países passaram a desvalorizar as moedas locais em detrimento do dólar.

Na ocasião, Jair Bolsonaro disse que não via a medida como retaliação e que, se fosse necessário, telefonaria a Donal Trump.

"Agora há pouco, então, tive a grata satisfação de receber um telefonema do senhor Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Uma conversa de aproximadamente 15 minutos, no espírito maior da cordialidade e respeito entre dois chefes de Estado", declarou Bolsonaro na sexta-feira, citado pelo G1.

Jair Bolsonaro disse ao seu homólogo que entendia o que pretendia fazer e que explicou os seus argumentos.

"Ele convenceu-se dos meus argumentos e decidiu dizer a nós todos, brasileiros, que o nosso aço e nosso alumínio não serão sobretaxados. Repito: não serão sobretaxados", vincou.

Pouco depois, Trump publicou uma mensagem numa rede social, em que afirma: "Acabei de ter uma boa conversa com o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Nós conversámos sobre muitos assuntos, incluindo comércio. As relações entre Estados Unidos e Brasil nunca estiveram tão fortes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório