Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Quatro suspeitos de lavagem de dinheiro detidos pela polícia de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve hoje quatro pessoas e congelou 70 milhões de dólares de Hong Kong (equivalente a oito milhões de euros) de um fundo de apoio aos manifestantes por suspeitas de lavagem de dinheiro.

Quatro suspeitos de lavagem de dinheiro detidos pela polícia de Hong Kong
Notícias ao Minuto

12:41 - 19/12/19 por Lusa

Mundo Hong Kong

De acordo com a polícia, citada pela imprensa local, os suspeitos, com idades entre os 17 e os 50 anos, são membros da plataforma Spark Alliance, que tem vindo a angariar fundos para cobrir as despesas legais e médicas dos manifestantes de Hong Kong.

Em conferência de imprensa, o superintende da polícia, Chan Wai-ke, disse que as detenções tiveram como pano de fundo "transações bastante suspeitas" relacionadas com o grupo.

"A nossa ação policial de hoje baseou-se na identificação de transações financeiras suspeitas por uma empresa de fachada. Nos últimos seis meses, descobrimos que havia grandes depósitos em dinheiro, bastante duvidosos, que não estavam de acordo com a sua natureza comercial", acrescentou.

Segundo o mesmo responsável, a polícia apreendeu, durante a operação policial de hoje, 130 mil dólares de Hong Kong em dinheiro e cupões de supermercado no valor de 165 mil dólares de Hong Kong.

"Apreendemos algumas flechas, algumas armas. Não excluímos a possibilidade de que o fundo tenha sido usado como recompensa para encorajar os adolescentes a saírem às ruas e juntarem-se à agitação civil", disse.

O 'site' da plataforma refere que todo o dinheiro arrecadado será canalizado para apoiar as pessoas detidas durante os protestos e para cobrir as despesas médicas e legais dos manifestantes com dificuldades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório