Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Trump? Ucrânia diz que "impeachment" é assunto interno dos EUA

A Presidência da Ucrânia classificou hoje como um "assunto interno" dos Estados Unidos a destituição do Presidente norte-americano, Donald Trump, suspeito de chantagear o seu homólogo ucraniano, e sublinhou que Washington continua a ser um "parceiro estratégico" de Kiev.

Trump? Ucrânia diz que "impeachment" é assunto interno dos EUA
Notícias ao Minuto

12:13 - 19/12/19 por Lusa

Mundo Ucrânia

"A Ucrânia não interfere nos assuntos internos de outros países", afirmou a porta-voz do Presidente ucraniano, Yulia Mendel.

"Os Estados Unidos continuam a ser nossos parceiros estratégicos e esperamos fortalecer as nossas relações e expandir a cooperação em vários campos", acrescentou.

As relações entre a Casa Branca e Volodymyr Zelenski, Presidente da Ucrânia desde maio, estão na base da destituição ("impeachment") do Presidente Donald Trump, votada na quarta-feira pela Câmara dos Representantes do Congresso norte-americano.

A câmara baixa do Congresso, onde a maioria dos deputados é democrata, decidiu a favor do "impeachment" de Trump, acusando-o de "abuso de poder" para obter ganhos políticos pessoais.

Agora cabe ao Senado, dominado pelos republicanos, julgar Donald Trump, o que deverá acontecer em janeiro.

O inquérito para destituição arrancou no início de outubro, com acusações de que o Presidente teria pressionado o seu homólogo da Ucrânia, Volodymyz Zelensky, para investigar a atividade, junto de uma empresa ucraniana envolvida em casos de corrupção, do filho de um rival político, Joe Biden.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório