Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Pompeo promete "resposta firme" se Irão prejudicar EUA no Iraque

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, alertou hoje o Irão de que vai ter uma "resposta firme" se os interesses dos Estados Unidos forem prejudicados no Iraque, após uma série de ataques com 'rockets' contra bases militares.

Pompeo promete "resposta firme" se Irão prejudicar EUA no Iraque
Notícias ao Minuto

22:59 - 13/12/19 por Lusa

Mundo EUA

"Devemos aproveitar esta oportunidade para lembrar aos líderes iranianos que qualquer ataque deles que cause danos aos norte-americanos, aos nossos aliados ou aos nossos interesses vão merecer uma resposta firme norte-americana", disse Pompeo, em comunicado.

Esta advertência surge após uma série de ataques com 'rockets' no Iraque, contra bases militares que abrigam soldados norte-americanos ou contra representações diplomáticas dos Estados Unidos, incluindo a sua embaixada na zona segura do centro de Bagdad.

Dois 'rockets' foram disparados durante a noite de quarta-feira para quinta-feira contra uma base que abriga militares norte-americanos perto do aeroporto internacional da capital iraquiana.

"Realizaram recentemente vários ataques contra bases onde as forças de segurança iraquianas estão localizadas, ao lado do pessoal dos EUA e da coligação internacional", acrescentou o secretário de Estado dos EUA.

Mike Pompeo salientou que o Irão deve "respeitar a soberania dos seus vizinhos e cessar imediatamente os apoios a terceiros no Iraque e em toda a região".

Um ataque na segunda-feira também visou a mesma base perto do aeroporto, onde estã soldados e diplomatas norte-americanos, ferindo seis pessoas - duas delas de forma grave - pertencentes às unidades de elite do contraterrorismo iraquiano.

Até agora os disparos não foram reivindicados, mas Washington sempre apontou para as fações armadas iraquianas apoiadas pelo Irão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório