Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Israel felicita Boris Johnson por "viragem" na luta antissemita

A vitória do líder conservador Boris Johnson nas eleições britânicas é um "ponto de viragem" na "luta" contra o ódio e o antissemitismo, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz.

Israel felicita Boris Johnson por "viragem" na luta antissemita
Notícias ao Minuto

10:03 - 13/12/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Não é apenas uma vitória política, é, acima de tudo, uma vitória de valores", elogiou o diplomata.

"O espetro do antissemitismo pairou sobre esta campanha, mas a população britânica votou esmagadoramente contra ele, o que, a nosso ver, mostra os valores e a história britânicos", acrescentou Israel Kratz.

"Trata-se de um ponto de viragem importante na luta contra o ódio", defendeu o ministro, sem nomear os responsáveis pelo antissemitismo a quem se referia no Reino Unido, principal aliado de Israel.

"Parabéns, meu amigo @BorisJohnson, por esta vitória histórica. É um ótimo dia para o povo britânico e para nossa amizade", declarou o o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

Netanyahu e Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista derrotado pelos conservadores de Boris Johnson, entraram em conflito no ano passado através de 'tweets' sobre acusações de antissemitismo no Partido Trabalhista.

Com apenas uma das 650 circunscrições por apurar, os Conservadores asseguraram 364 deputados nas eleições desta quinta-feira, os Trabalhistas 203, o Partido Nacionalista Escocês (SNP) 48, os Liberais Democratas 11 e os Unionistas da Irlanda do Norte (DUP) oito, tendo ainda sido eleitos 15 deputados de partidos mais pequenos.

Este resultado dá a Boris Johnson o melhor resultado eleitoral de um líder conservador desde que Margaret Thatcher conseguiu eleger 376 deputados em 1987 e representa a pior derrota do Partido Trabalhista no pós-guerra, mais grave que aquela registada por Michael Foot em 1983, quando se ficou por 209 assentos no parlamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório