Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Dirigente do Partido Democrata Unionista derrotado pelo Sinn Féin

O antigo líder parlamentar do Partido Democrata Unionista (DUP) na Irlanda do Norte, Nigel Dodds, foi derrotado pelo rival do Sinn Féin, John Finucane, na circunscrição de Belfast North, refletindo um mau desempenho para os unionistas.

Dirigente do Partido Democrata Unionista derrotado pelo Sinn Féin
Notícias ao Minuto

06:48 - 13/12/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

Dodds foi uma figura proeminente durante as negociações para o 'Brexit', quando o DUP se tornou o parceiro de Theresa May para esta formar um governo após as eleições de 2017.

Porém, o DUP foi vítima do forte sentimento contra o 'Brexit' no território, que no referendo de 2016 registou 56% dos votos a favor da permanência, contra 48% na totalidade do Reino Unido.

No discurso de vitória, Finucane recordou o pai, Patrick, advogado que defendia membros do Exército Republicano Irlandês (IRA) e que foi morto com 14 tiros em 1989 durante o conflito entre nacionalistas e unionistas.

"Estas eleições transcenderam a política de partido e sei que beneficiei disso", reconheceu, aludindo ao facto de o rival do Sinn Féin, o Partido Social Democrata e Trabalhista (SDLP), não ter apresentado candidato na circunscrição porque Finucane tinha mais hipóteses de derrotar Nigel Dodds.

"Vimos a ameaça do Brexit e o que significa para as pessoas de Belfast, a ameaça para a economia e futuro dos nossos filhos. E penso que essa mensagem, essa voz a favor da permanência que ouvimos em 2016, foi amplificada claramente esta noite", vincou.

Declarados os resultados de 14 das 18 circunscrições na Irlanda do Norte, o DUP elegeu oito deputados, tendo perdido também em Belfast South, o Sinn Féin elegeu cinco, o SDLP dois e o Alliance um deputado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório