Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Diplomacia da UE irá discutir Médio Oriente no próximo mês

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) irão discutir em janeiro se o bloco comunitário deve modificar a sua política em relação ao Médio Oriente, indicou hoje o novo chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

Diplomacia da UE irá discutir Médio Oriente no próximo mês
Notícias ao Minuto

19:43 - 09/12/19 por Lusa

Mundo Médio Oriente

A declaração do político espanhol, que hoje presidiu ao seu primeiro Conselho dos Negócios Estrangeiros como Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, surge após o chefe da diplomacia do Luxemburgo ter pedido aos seus homólogos europeus um debate sobre o reconhecimento da Palestina para ajudar, segundo ele, a salvar a solução de dois Estados que os colonatos israelitas ameaçam.

A par do Luxemburgo, um pequeno grupo de países entre os 28, entre eles a Irlanda, expressou igualmente a sua vontade de colocar a questão na agenda da diplomacia da UE, avançaram as agências internacionais.

"Se queremos uma solução de dois Estados, precisamos de ajudar e de incentivar as duas partes a entrarem numa negociação séria e credível, e esse não é o caso" neste momento, disse Josep Borrell, em declarações aos jornalistas após ter presidido ao Conselho dos Negócios Estrangeiros.

Os ministros dos 28 "irão discutir profundamente a situação no Médio Oriente" quando se voltarem a reunir em Bruxelas a 20 de janeiro, segundo acrescentou o novo chefe da diplomacia comunitária, recordando, porém, que o reconhecimento de um Estado palestiniano não pertence à UE, mas sim individualmente a cada Estado-membro.

"Assistimos, dia após dia, ao desmantelamento da solução de dois Estados, peça por peça. A viabilidade dessa solução é corroída pelas atividades de colonização, as demolições, os confiscos e os deslocamentos forçados, todos ilegais face ao direito internacional, em particular a quarta Convenção de Genebra", lamentou o chefe da diplomacia do Luxemburgo, Jean Asselborn, num correio eletrónico dirigido a Borrell e hoje divulgado pela imprensa internacional.

A solução de dois Estados -- o de Israel e a criação de um Estado da Palestina, que viveriam lado a lado - é aceite por grande parte da comunidade internacional como uma hipótese de solução para o conflito israelo-palestiniano.

"Um modo de ajudar a salvar esta solução seria criar uma situação mais equitativa para os dois lados. Neste sentido, penso que é tempo de iniciar um debate no seio da UE sobre a conveniência de um reconhecimento do Estado da Palestina por todos os seus Estados-membros", defendeu ainda Jean Asselborn.

A posição de longa data da UE é de que qualquer acordo de paz entre Israel e os palestinianos deve basear-se na noção de dois Estados com base nas fronteiras pré-1967 (pré-ocupação), tendo Jerusalém como capital partilhada.

O bloco europeu também se opõe à expansão dos colonatos israelitas, insistindo que estes são ilegais ao abrigo do direito internacional.

Em meados de novembro, a administração norte-americana liderada por Donald Trump anunciou que os Estados Unidos deixam de considerar os colonatos israelitas na Cisjordânia contrários ao direito internacional, abandonando uma posição que o Departamento de Estado defendia desde 1978.

A administração Trump também reconheceu Jerusalém como a capital de Israel, bem como a soberania israelita sobre os montes Golã.

Segundo Borrell, alguns países da UE estão preocupados com a possibilidade de existirem novas e iminentes medidas norte-americanas no dossiê do Médio Oriente, indicando, no entanto, que os Estados-membros do bloco europeu estão "muito divididos" sobre como lidar com as movimentações e as conversações de paz naquela região.

Na conferência de imprensa após o Conselho dos Negócios Estrangeiros, Josep Borrell referiu ainda que fez um apelo, junto dos ministros dos 28, "à unidade" e "ao realismo" para que a diplomacia da UE ganhe peso a nível global.

"Realismo, unidade, associações", defendeu Borrell, afirmando estar disposto a dar um "novo impulso" a um Conselho limitado frequentemente pela unanimidade necessária na UE para tomar decisões em matéria de política externa.

Nesta sua primeira reunião como Alto Representante, Josep Borrell e os ministros dos 28 abordaram, entre outros temas, a necessidade de uma nova estratégica para África, a situação na América Latina, em especial a crise na Bolívia, e a futura criação de um quadro legal que permita a UE impor sanções por violações graves dos direitos humanos.

O acordo internacional nuclear com o Irão e o conflito no leste da Ucrânia, nomeadamente a cimeira Kiev-Moscovo a decorrer hoje em Paris sob mediação da Alemanha e da França, foram outros dos temas abordados no Conselho.

Borrell assegurou também hoje que a colaboração comunitária com a NATO continuará a ser "fundamental" durante o seu mandato como Alto Representante, cargo que assumiu no passado 01 de dezembro.

"A cooperação com a NATO é um elemento fundamental e nada vai mudar isso", disse o político espanhol numa nota informativa divulgada após o seu primeiro encontro com o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg.

Borrell frisou ainda que a NATO continua a ser "a pedra angular" para a segurança de muitos Estados-membros, que também são aliados na organização transatlântica.

O Alto Representante instou os Estados "a trabalharem juntos" para reforçar a cooperação e para conseguir uma "verdadeira Europa da Defesa, que não é uma alternativa à NATO, não é algo à parte, mas sim um complemento".

A NATO está a celebrar este ano 70 anos e o futuro desta Aliança tem marcado nas últimas semanas o debate internacional de ideias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório