Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Uma ilha ou um barco? Mistério torna-se viral

O que vê?

Uma ilha ou um barco? Mistério torna-se viral
Notícias ao Minuto

20:55 - 01/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Barce

Os espanhóis têm andado entretidos com um mistério que se tornou viral por estes dias. Na fotografia abaixo, o que vê? Uma ilha ou um barco?

Tudo começou no sábado passado, dia 23 de novembro. Fotografias tiradas na praia de Gàva Mar parecem mostrar, no horizonte, uma ilha.

A dúvida instalou-se e o interesse naquele pedaço de terra (ou de outra coisa) cresceu e foram vários os registos partilhados. 

A verdade é que se trata mesmo de um navio mercante carregado de contentores. 

Este fim de semana, o La Vanguardia publica  fotografias tiradas mais perto do navio e que desfazem as dúvidas por completo. 

Notícias ao MinutoIlha mistério é afinal um navio mercante© Reprodução/Josep Lluis Laporta / JLL

Por detrás da dúvida está um fenómeno que dá pelo nome de efeito Fata Morgana. Este pode, de forma simples, traduzir-se no efeito de ilusão de óticaFata Morgana significa, em italiano, fata Morgana (ou seja, fada Morgana) em referência à fictícia feiticeira meia-irmã do Rei Artur que, segundo a lenda, era uma fada que conseguia mudar de aparência.

Trata-se de uma miragem que se deve a uma inversão térmica. Objetos que se encontrem no horizonte como, por exemplo, ilhas, falésias, barcos ou icebergs, adquirem uma aparência alargada e elevada, a fazer lembrar castelos de contos de fadas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório