Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Coreia do Sul fecha centrais de carvão durante inverno devido a poluição

As centrais deverão fechar durante os meses mais frios para reduzir os níveis de partículas finas de pó que se espalham.

Coreia do Sul fecha centrais de carvão durante inverno devido a poluição
Notícias ao Minuto

07:49 - 28/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Coreia do Sul

A Coreia do Sul deverá fechar temporariamente um quarto das suas centrais de carvão durante os próximos meses numa tentativa de combater os altos níveis de poluição de partículas que se espalham pelo ar. O ministro da Energia sul-coreano disse que 14 centrais serão encerradas durante o mês de dezembro e fevereiro e até 27 em março, mas esclareceu que isso não afetará o fornecimento de energia durante os meses mais frios do ano.

Outras centrais serão mantidas com a produção de energia até 80% de capacidade dependendo da demanda, refere a agência de notícias Yonhap, citada pelo Guardian.

As 60 centrais energéticas de carvão da Coreia do Sul geram 40% da eletricidade, mas a queima de carvão piora a qualidade do ar, com concentrações recorde de partículas perigosas. 

Em resposta, os deputados sul-coreanos introduziram várias medidas de emergência, incluindo o uso limitados das centrais e de veículos próprios. Os carros não essenciais serão banidos das estradas dia sim, dia não durante quatro meses a partir desta sexta-feira.

A Organização Mundial de Saúde tem feito vários alertas sobre o facto de a poluição do ar representar um grande risco público devido à sua ligação com doenças respiratórias e cardiovasculares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório