Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AKK, sucessora de Merkel, ataca críticos e recebe aplausos em congresso

Annegret Kramp-Karrenbauer, sucessora de Angela Merkel na União Democrata-Cristã (CDU), procurou hoje calar a oposição interna ameaçando demitir-se e desafiando os críticos a candidatarem-se à liderança, num discurso recebido com um longo aplauso dos delegados ao congresso.

AKK, sucessora de Merkel, ataca críticos e recebe aplausos em congresso
Notícias ao Minuto

17:44 - 22/11/19 por Lusa

Mundo Alemanha

AKK, como é conhecida, discursou durante 90 minutos no congresso da CDU (centro-direita) em Leipzig (leste), abordando desde o primeiro momento as críticas à sua gestão como líder nos quase 12 meses que leva de mandato baseadas nos maus resultados eleitorais nas europeias e regionais deste ano.

"Se são da opinião de que o caminho que quero fazer convosco não é o caminho certo, então vamos dizê-lo claramente: vamos parar já, hoje, aqui e agora", disse a abrir a intervenção, logo interrompida por uma chuva de aplausos.

"Mas, caros amigos, se querem esta Alemanha, se querem fazer este caminho juntos, então vamos arregaçar as mangas e avançar, aqui e agora", vincou.

AKK criticou indiretamente aquele que foi o seu principal adversário, Friedrich Merz, que alguns analistas admitiam que pudesse contestá-la abertamente na convenção, e outros críticos, afirmando que criticar o governo de Merkel e o partido "não é uma boa estratégia de campanha".

Merz tinha nomeado criticado a "péssima imagem" do governo, mas hoje, no Congresso, elogiou AKK "pelo discurso aguerrido, corajoso e virado para o futuro" e afirmou a sua "lealdade à liderança do partido e ao governo".

Angela Merkel, chanceler desde 2005, anunciou em 2018 que se mantém no cargo até ao final do mandato, em 2021, mas que não era candidata à liderança da CDU, abrindo caminho à eleição de Kramp-Karrenbauer, que nomeou depois ministra da Defesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório