Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2019
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Libertados dois reféns ocidentais sequestrados desde 2016 no Afeganistão

Um refém norte-americano e outro australiano foram libertados hoje pelos talibãs no sudeste do Afeganistão e entregues às forças dos Estados Unidos, segundo fontes da polícia local e comandantes rebeldes.

Libertados dois reféns ocidentais sequestrados desde 2016 no Afeganistão

"Os dois professores universitários foram libertados no distrito de Now Bahar, na província de Zabul", declarou uma fonte policial da província à agência de notícias AFP, acrescentando que os dois homens "deixaram Zabul em helicópteros norte-americanos".

Três comandantes dos talibãs confirmaram essa informação, dois dos quais disseram que estavam à espera, como troca pelos dois professores, da libertação de três prisioneiros de alto escalão do grupo extremista islâmico.

A embaixada dos EUA em Cabul, contatada pela AFP, disse que não poderia "fornecer detalhes ou comentar" essas informações.

O norte-americano Kevin King e o australiano Timothy Weeks foram sequestrados pelos talibãs em 2016 nos arredores da Universidade Americana em Cabul, onde ambos trabalham como professores.

A 12 de outubro, o Presidente afegão, Ashraf Ghani, anunciou a libertação dos reféns ocidentais e disse que, em troca, seria libertado Anas Haqqani, filho do fundador da rede Jalaluddin Haqqani, um importante ramo da rebelião talibã.

Um porta-voz da Presidência relatou, na altura, um "atraso" nessa troca.

Nenhuma informação foi divulgada hoje sobre o destino de Anas Haqqani, Mali Khan e Hafiz Rashid, todos membros da rede Haqqani.

Ashraf Ghani enfatizou que a libertação destes radicais foi uma "decisão muito difícil", mas também a "principal condição para iniciar negociações informais" para acabar com o conflito que assola o país há 18 anos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório