Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Veneza. Conselho regional que chumbou medidas pelo clima está alagado

Cúmulo da ironia? Salas do Conselho, em Veneza, começaram a inundar após reunião para decidir orçamento. E medidas para alterações climáticas foram chumbadas.

Notícias ao Minuto

23:00 - 14/11/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Cheias em Itália

O Conselho Regional de Veneto, situado em Veneza, ficou inundado pelas cheias momentos depois de terem sido chumbadas medidas de combate às alterações climáticas.

O Conselho, sublinha a CNN, fica situado no Grande Canal de Veneza, um dos mais importantes corredores de água da cidade italiana e que está a ser dos mais fustigados pelas inundações.

Sublinhe-se que o governo italiano declarou esta quinta-feira estado de emergência em Veneza devido às inundações, que serão as mais graves dos últimos 50 anos.

Começou a entrar água nas salas do Conselho, que fica no Palácio Ferro Fini, por volta das 22h (hora local) de quinta-feira, quando estava a ser discutido o orçamento para 2020, incluindo as dotações para o combate às alterações climáticas.

Um dos deputados do Partido Democrático, Andrea Zanoni, detalhou os acontecimentos através do Facebook, em italiano, publicando fotografias das salas. "Ironicamente, a câmara começou a inundar dois minutos depois da maioria, os partidos Lega, Fratelli d’Italia e Forza Italia, terem rejeitado as nossas medidas para combater as alterações climáticas", escreveu.

Em Veneza, monumentos, casas e empresas foram atingidos por inundações excecionais. A marca da água atingiu 1,87 metros na terça-feira, o que significa que mais de 85% da cidade foi inundada. O nível mais alto registado até agora foi de 1,98 metros durante as inundações em 1966.

Estas inundações devem-se à chuva intensa que tem caído desde terça-feira em Itália, afetando em particular as regiões da Sicília, Calábria e Basilicata e Veneza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório