Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Irão inicia enriquecimento de urânio em 1.044 centrifugadoras

O Irão retomou hoje as atividades de enriquecimento de urânio em 1.044 centrifugadoras na central de Fordo, apontou em comunicado da Organização Iraniana de Energia Atómica (AIEA).

Irão inicia enriquecimento de urânio em 1.044 centrifugadoras
Notícias ao Minuto

07:29 - 07/11/19 por Lusa

Mundo Energia Atómica

"Nos primeiros minutos do dia procedeu-se à injeção de gás [de urânio nas cadeias de centrifugadoras e ao início] da produção e recolha de urânio enriquecido (...) na central de Fordo", lê-se no comunicado.

As centrifugadoras vão começar a enriquecer urânio até 4,5%, além dos limites do acordo nuclear, mas não chega nem perto aos níveis para fabricar armas nucleares (90%).

O Irão retoma assim as atividades de enriquecimento de urânio na sua fábrica de Fordo (uma instalação construída sob uma montanha ao norte da cidade sagrada xiita de Qom) congelada desde a entrada em vigor do acordo nuclear internacional alcançado em Viena em 2015.

Este é o quarto passo, desde maio, do plano de Teerão em reduzir os compromissos nucleares em resposta à retirada dos Estados Unidos, um ano antes, do acordo de Viena, disse Rohani.

Na segunda-feira, dia em que o Irão assinalou o 40.º aniversário da invasão da embaixada dos Estados Unidos em Teerão com protestos antiamericanos em muitas cidades, o dirigente do programa nuclear do Irão anunciou que o país começou a operar 60 centrifugadoras avançadas IR-6 para produzir urânio.

Na terça-feira, a Comissão Europeia mostrou-se "preocupada" com o anúncio de que o Irão irá reduzir ainda mais os compromissos assumidos no âmbito do acordo nuclear celebrado com a União Europeia (UE) e potências internacionais.

"Estamos preocupados com o anúncio feito hoje pelo Presidente iraniano de reduzir ainda mais os compromissos do Irão no âmbito do Plano de Ação Conjunto", também conhecido como acordo nuclear, declarou a porta-voz da diplomacia europeia, Maja Kocijancic, falando na conferência de imprensa do executivo comunitário, em Bruxelas.

"Apelamos a que o Irão retroceda em todas as atividades que são inconsistentes com esses compromissos e que evite outras ações que possam pôr em causa a preservação do acordo nuclear", acrescentou a responsável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório