Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pouparam e reformaram-se perto dos 40. Agora vivem em Portugal

Conheça a história de Christina e de Amon, uma casal californiano com duas filhas que economizou e agora vive a reforma em Portugal.

Pouparam e reformaram-se perto dos 40. Agora vivem em Portugal
Notícias ao Minuto

21:45 - 30/10/19 por Notícias ao Minuto

Mundo reforma

Christina, de 41 anos, e Amon Browning, de 39, são originários de São Francisco, na Califórnia, mas vivem agora em Portugal. O casal conseguiu poupar 1.6 milhões de libras (cerca de 1.85 milhões de euros), o que lhes permitiu reformarem-se e virem para Portugal com as duas filhas menores.

O casal faz parte do movimento como FIRE - Financial Independence, Aposentement Early [Independência financeira, reforma antecipada] -, de acordo com o qual milhares de pessoas em todo o mundo procuram usar recursos financeiros para deixarem de trabalhar. "A jornada do FIRE está relacionada com a economia, a poupança, ganhar dinheiro e investi-lo", contou Christina em declarações ao Daily Mail Tv.

Amon tinha, na Califórnia, uma profissão associada ao planeamento urbano e ganhava 98 mil dólares por ano (cerca de 87 mil euros). Christina era advogada e ganhava 70 mil dólares (cerca de 62 mil euros). O casal tem duas filhas, Sunoa, de 13 anos, e Melea, de 11.

A família decidiu levar a cabo um plano que lhe permitisse antecipar a reforma e a ideia surgiu depois de Amon ter visto um colega de trabalho ganhar apenas um prémio por trabalhar há 40 anos no mesmo local. "Podes trabalhar durante muitos anos, mas tudo o que te dão é um pedaço de papel", explicou, acrescentando ainda que "a ideia de trabalhar 30 anos num cubículo e perder a vida era louca".

O casal começou então a comprar casas e a reformá-las, em São Francisco, esperando conseguir alcançar a reforma em 2021. Depois de concluída a primeira casa, Amon e Christina voltaram a investir esse dinheiro e, depois de repetirem o processo em três propriedades, conseguiram transformar a poupança inicial que tinham de 17 mil dólares (cerca de 15 mil euros) em 400 mil dólares (cerca de 358 mil euros) de lucro.

Contou ainda Christina que foi necessário, para tal, procurar as propriedades que ninguém queria. E quando foram vendidas estavam "incrivelmente bonitas". Para além disso, o casal inscreveu-se como motorista da Uber e da Lyft (empresa de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica) e ganharam 26 mil dólares (cerca de 23 mil euros).

Mas este percurso envolveu ainda algum sacrifício, que a família porém considerou ser "libertador", como a substituição de bens caros por outros mais económicos.

Para além disso, em 2016 conseguiram encontrar um trabalho no Japão que lhes permitiria viver sem pagar renda de casa. E em junho alcançaram o objetivo da poupança, dois anos antes do previsto.

Com a poupança garantida, a família mudou-se para Portugal e passa o tempo a viajar com as filhas, a ter aulas de português e a manter a boa forma física. "O mais importante é que ao final do dia não estamos cansados para as nossas filhas. Temos energia para as acompanhar. Sabemos apenas que somos felizes com este estilo de vida", terminam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório