Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Califórnia: 40 mil pessoas retiradas das suas casas devido a incêndios

Vários incêndios florestais na Califórnia levam autoridades a ordenar evacuações no norte e sul daquele estado norte-americano.

Notícias ao Minuto

07:16 - 25/10/19 por Notícias Ao Minuto e Lusa

Mundo EUA

O incêndio de Kincade - um fogo florestal que deflagrou durante a noite de quarta-feira - levou a que dezenas de milhares de habitantes recebessem ordens para abandonar várias localidades de norte a sul da Califórnia, durante a madrugada desta quinta-feira. Até ao momento não existem informações sobre o número de habitações consumidas pelos fogos e/ou de vítimas.

De acordo com as autoridades locais, os bombeiros não estão a conseguir controlar as chamas, sendo que, nas últimas horas, o cenário tem vindo a piorar exponencialmente, sobretudo devido às elevadas temperaturas e aos ventos fortes. 

No norte, já foram foram retiradas duas mil pessoas de uma  região vinícola e 900 da cidade turística de Geyserville. No sul, há duas frentes ativas ao longo das montanhas a norte de Los Angeles, sendo que 40 mil pessoas já tiveram de fugir das suas casas. 

O incêndio coincidiu com o período em que a maior empresa de serviços públicos da Califórnia - Pacific Gas & Electric (PG&E) - começou a realizar cortes de energia intencionais para evitar, precisamente, incêndios florestais, devido às condições meteorológicas.

Os apagões, que têm como objectivo impedir que um incêndio se propague, já afectaram cerca de 17 localidades e 500 mil habitantes encontram-se, atualmente, sem energia. 

Leia Também: Fogos na Califórnia: 2 mortos e 100 mil pessoas obrigadas a sair de casa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório