Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Fundação apela a enchente na exumação de Franco. Polícia vigia acesso

A Fundação Francisco Franco fez hoje um apelo para que as pessoas se desloquem ao cemitério de El Pardo-Mingorrubio no dia 24, às 10h30, momento para o qual está marcada a exumação dos restos mortais do ditador espanhol.

Fundação apela a enchente na exumação de Franco. Polícia vigia acesso
Notícias ao Minuto

12:59 - 21/10/19 por Lusa

Mundo Espanha

A Fundação Francisco Franco convoca o ato para homenagear "quem tanto fez pela Espanha e pela sua grandeza" e apela a que "encham o panteão de flores e orações".

O Governo espanhol anunciou hoje que os restos mortais do ditador espanhol Francisco Franco serão trasladados na quinta-feira da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola.

Em comunicado, o Governo espanhol adianta que na quinta-feira, às 10h30, será feita a exumação e trasladação dos restos mortais de Francisco Franco, salientando que o processo vai ser realizado em condições de "dignidade e respeito" e contará com a presença da família do ditador.

Após a exumação, os restos mortais serão trasladados para o cemitério de El Pardo-Mingorrubio, onde a viúva de Franco, Carmen Polo, está enterrada.

A exumação será feita no cumprimento da Lei da Memória Histórica, aprovada pelo Congresso em 2017, e de acordos adotados pelo Governo de Pedro Sánchez este ano.

Depois do anúncio do Governo, a Polícia Nacional restringiu o acesso àquele cemitério a partir de hoje e está a montar medidas de vigilância no local para controlar o acesso.

Os agentes estão a restringir a passagem pelo local à comunicação social e a todas as pessoas que não tenham nenhum tipo de ligação ao cemitério, estando ainda vigiar a área mais alargada.

Nos últimos dias, o fluxo de público que se dirigiu ao cemitério diminuiu, segundo disseram familiares de pessoas enterradas no local.

Desde as 11h00 de hoje, apenas dois carros funerários entraram no cemitério, depois de obterem autorização das forças de segurança presentes.

O parlamento espanhol aprovou em setembro último a proposta do Governo socialista a autorizar a exumação dos restos mortais do ditador.

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado, até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório