Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Milhares de estudantes argelinos protestam na rua pela 34.ª semana

Os estudantes argelinos, fortemente mobilizados, voltaram a manifestar-se hoje em Argel contra o poder, apesar da presença de um importante dispositivo policial que, ao contrário da semana passada, não interveio para dispersar o protesto.

Milhares de estudantes argelinos protestam na rua pela 34.ª semana
Notícias ao Minuto

17:47 - 15/10/19 por Lusa

Mundo Argélia

No decurso da 34.ª terça-feira consecutiva de manifestações estudantis, milhares de estudantes e de cidadãos desfilaram sem incidentes no centro da capital até à praça Grande Poste, o local de concentração tradicional do "Hirak", o movimento de contestação inédito que abala a Argélia desde 22 de fevereiro.

O cortejo dispersou sem incidentes ao início da tarde, segundo a agência noticiosa AFP. A rejeição das eleições presidenciais, agendadas para 12 de dezembro pelos atuais dirigentes do país, permaneceu a reivindicação central do protesto.

O chefe de estado-maior das Forças Armadas, general Ahmed Gaïd Salah, o verdadeiro homem forte do país após a renúncia do presidente Abdelaziz Bouteflika em 2 de abril, considera o escrutínio presidencial como a única via para a saída da crise, enquanto o "Hirak" apenas deteta uma tentativa de preservar o "sistema" no poder desde a independência da Argélia, em 1962.

Este novo protesto ocorreu dois dias após a aprovação pelo Governo argelino de uma nova e polémica lei para a exploração de hidrocarbonetos, apesar da oposição de milhares de pessoas que saíram às ruas em várias cidades do país contra o que consideram "um novo roubo" ao povo argelino.

A nova disposição, redigida e aprovada pelo conselho de ministros interino formado após a demissão de Bouteflika, prevê, entre várias mediadas, a abertura do mercado energético a empresas estrangeiras ao eliminar a norma que estabelecia que o investidor argelino deveria manter pelo menos 51% das empresas desta área.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório