Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bruxelas faz ultimato a Boris: Tem de ceder ou não há acordo na cimeira

A União Europeia e o Reino Unido estão perto de estabelecerem rascunho de acordo para Brexit.

Bruxelas faz ultimato a Boris: Tem de ceder ou não há acordo na cimeira
Notícias ao Minuto

16:13 - 15/10/19 por Fábio Nunes

Mundo Brexit

A União Europeia fez um ultimato ao primeiro-ministro britânico relativamente a um possível acordo para o Brexit. O The Times adianta que Bruxelas já avisou Boris Johnson de que terá de fazer cedências até à meia-noite desta quarta-feira ou não haverá um acordo para o Brexit na cimeira da União Europeia desta semana. 

O ultimato feito por Michel Barnier, o principal negociador da União Europeia, surgiu durante uma reunião entre os ministros dos Negócios Estrangeiros do bloco europeu. 

A questão das Irlandas continua a ser o obstáculo a um acordo entre Bruxelas e Londres. A menos que David Frost, o principal negociador do governo britânico, apresente a Bruxelas um novo texto com uma alternativa para o 'backstop' irlandês, as conversações entre os dois lados vão prolongar-se até à próxima semana e Boris Johnson não terá um acordo para desvendar no fim de semana. 

Ao mesmo tempo, a Bloomberg avança que os negociadores da União Europeia e do Reino Unido estão perto de estabelecer um rascunho para o acordo do Brexit. Mas esse rascunho está dependente da questão das Irlandas e de se Boris Johnson terá o apoio do parlamento britânico.

O Reino Unido tem até ao dia 31 deste mês para chegar a um acordo quanto à saída da União Europeia.

[Notícia atualizada às 16h45]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório