Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cabo Verde vai regular conteúdos da comunicação social digital

A diretora geral da Comunicação Social, Eneida Cabral, disse hoje que o Governo de Cabo Verde vai avançar com um diploma no início do próximo ano para regular os conteúdos dos órgãos de comunicação social digital.

Cabo Verde vai regular conteúdos da comunicação social digital
Notícias ao Minuto

19:26 - 14/10/19 por Lusa

Mundo Cabo Verde

"Queremos uma regulação que possa permitir à autoridade reguladora atuar e fiscalizar as entidades que estejam devidamente registadas", disse Eneida Cabral.

A responsável falava, em entrevista à agência Lusa, à margem da conferência "Fake news: Impacto e Mecanismos de Combate", organizada pela Inforpress na Praia.

"A nossa intenção é tentar incluir esta parte digital nas atribuições da autoridade reguladora, de forma a que a autoridade reguladora possa atuar enquanto entidade fiscalizadora de todo o sistema para os conteúdos e inibir os órgãos digitais que estão mais propensos a esta questão de 'fake news' de terem esse comportamento", afirmou.

Em relação aos termos da inibição, Eneida Cabral explicou que o objetivo é impedir a publicação de notícias com informações falsas e, essencialmente, informar os leitores sobre quais os 'sites' que são realmente um órgão de comunicação social, seguindo os seus deveres e direitos.

"Os órgãos de comunicação social regulados têm alguma responsabilidade naquilo que publicam e é raro termos esses órgãos a disseminar informações falsas", salientou.

Segundo explicou, a medida que o que o Governo está a preparar é uma aplicação da regulação da imprensa, ou seja, "as obrigações que têm de cumprir no campo deontológico, e formalizar a questão do digital".

Nesse aspeto, acrescentou, "inibir tem a ver com os blogues que não são órgãos de comunicação social, mas que com essa nova legislação vai-se poder destrinçar entre blogues e órgãos de comunicação social, entre órgãos regulados e não regulados".

"As pessoas terão a oportunidade de escolher, de entre aquilo que existe, o que é oficial e regulado, percebendo se a informação é válida ou não", apontou.

A responsável pela comunicação social notou que, nesta perspetiva, "o Governo pode dar um contributo para melhorar a questão, é mais uma tentativa para as pessoas estarem esclarecidas".

"O objetivo é criar um ambiente em que as pessoas possam reconhecer que é notícia verdadeira e o que não é", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório