Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Mais de cinco mil presos morrem todos os anos nesta prisão das Filipinas

A New Prison Bilibid está a ser investigada por alegados casos de corrupção e suborno.

Mais de cinco mil presos morrem todos os anos nesta prisão das Filipinas

Um em cada cinco reclusos do estabelecimento prisional nacional das Filipinas morre todos os anos. São mais de cinco mil os presos que anualmente perdem a vida na New Prison Bilibid devido à sobrelotação, doenças e violência.

A informação foi avançada, esta quinta-feira, à CNN pelo chefe do hospital da prisão, Ernesto Tamayo.

De acordo com o médico, a maioria das mortes deve-se à sobrelotação do estabelecimento prisional, que provoca surtos incontroláveis de tuberculose pulmonar.

O estabelecimento prisional em questão, localizado na cidade de Muntinlupa, nos arredores da capital das Filipinas, Manila, está envolvido em escândalos há meses, devido a alegadas corrupções.

A indignação pública começou em agosto, quando se espalharam rumores de que um ex-governante, que cumpria pena por violação e homicídio desde 1993, seria libertado mais cedo por bom comportamento.

Já em setembro, uma mulher revelou aos meios de comunicação social locais que pagou aos guardas prisionais 50 mil pesos filipinos, cerca de 900 euros, para encurtarem a sentença do marido. Apesar do suborno, o acordo acabou por fracassar.

Outras testemunhas garantem que há reclusos a “viver como reis” na prisão. Têm telemóveis, cigarros, televisões. Os que não têm dinheiro, vivem em celas sobrelotadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório