Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Organização condena planos de Israel para anexações na Cisjordânia

A Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) manifestou hoje o seu "repúdio total" pela promessa do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu de anexar novas zonas na Cisjordânia, numa reunião de urgência em Jeddah, na Arábia Saudita.

Organização condena planos de Israel para anexações na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

23:58 - 15/09/19 por Lusa

Mundo Cisjordânia

"A reunião [dos ministros dos Negócios Estrangeiros da OCI] manifesta o seu repúdio total e a sua condenação" da promessa de Netanyahu, refere-se num comunicado da organização.

"A paz no Médio Oriente só será alcançada com a retirada israelita dos territórios ocupados em 1967, incluindo Jerusalém Oriental", acrescenta-se no documento.

A organização acusa Israel de, com este anúncio, procurar "dinamitar os esforços da comunidade internacional com vista a estabelecer uma paz duradoura e global com base no princípio de dois Estados", que prevê um Estado palestiniano coexistente com o de Israel.

Os chefes da diplomacia da OCI manifestaram ainda a sua solidariedade com os palestinianos, apelando à comunidade internacional que os apoie também.

Organizada a pedido da Arábia Saudita, esta reunião coincidiu com o anúncio pelo Governo israelita da legalização de um colonato na Cisjordânia ocupada, a dois dias das eleições legislativas em Israel.

O colonato de Mevoot Yericho localiza-se perto de Jericó, a principal cidade árabe do vale do Jordão, situada a norte do Mar Morto.

O Governo aceitou "transformar o colonato selvagem de Mevoot Yericho, no vale do Jordão, num colonato oficial", anunciou o gabinete de Netanyahu.

O primeiro-ministro israelita prometeu na semana passada anexar o conjunto dos colonatos judeus no vale do Jordão, língua de terra estratégica que representa cerca de 30% da Cisjordânia ocupada, se ganhar as eleições.

Este anúncio foi vivamente criticado pelos responsáveis palestinianos, que nesta anexação veem a morte do processo de paz, e por parte da classe política israelita favorável à anexação, mas que considera o 'timing' eleitoralista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório