Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Irão acusado de violar compromissos ao entregar petróleo à Síria

O Governo britânico acusou hoje o Irão de faltar aos seus compromissos, ao entregar petróleo à Síria, tendo convocado o embaixador iraniano em Londres, para apresentar um protesto formal.

Irão acusado de violar compromissos ao entregar petróleo à Síria
Notícias ao Minuto

17:16 - 10/09/19 por Lusa

Mundo Petróleo

Em agosto, o petroleiro Adrian Darya 1 foi detido pelas autoridades de Gibraltar, território ultramarino britânico, a pedido dos Estados Unidos, alegando que o navio transportava petróleo para a Síria, violando as sanções da União Europeia e dos Estados Unidos.

O Irão rejeitou as acusações, garantindo que os mais de dois milhões de barris de petróleo bruto não se destinavam à Síria, e acusou o Reino Unido de "pirataria", dizendo que a detenção do navio era uma violação dos acordos internacionais.

Hoje, o Governo britânico anunciou ter provas de que o petróleo do Adrian Darya teve como cliente final a Síria e convocou o embaixador iraniano em Londres, para apresentar um protesto formal.

"O Irão tem repetidamente garantido (...) que o seu navio-tanque Adrian Darya 1 não entregaria petróleo a entidades sujeitas a sanções na Síria, (...) mas está agora claro que quebrou essas garantias e que o petróleo foi transferido para a Síria e para o regime assassino de Assad", disse hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, num comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório