Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

China critica Canadá após Trudeau condenar detenções arbitrárias

A China acusou hoje o Canadá de desrespeitar as normas internacionais, depois de o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, ter criticado Pequim por deter dois cidadãos do país numa aparente retaliação pela detenção de uma executiva chinesa.

China critica Canadá após Trudeau condenar detenções arbitrárias
Notícias ao Minuto

13:45 - 06/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Canadá

O porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Geng Shuang considerou os comentários de Trudeau de "acusações puramente infundadas que confundem o preto e o branco".

No início do ano, o ex-diplomata Michael Kovrig e o empresário Michael Spavor, ambos canadianos, foram presos na China, numa aparente retaliação pela detenção no Canadá da diretora financeira do grupo Huawei, Meng Wanzhou.

A executiva foi detida em Vancouver, a pedido dos EUA, por suspeita de que o grupo chinês das telecomunicações tenha exportado produtos de origem norte-americana para o Irão e outros países visados pelas sanções de Washington, violando as suas leis.

Geng acusou o Canadá de deter Meng arbitrariamente e considerou que as relações entre os dois países "atravessam graves dificuldades".

"Instamos o lado canadiano a refletir sobre os seus erros, a levar a sério a posição e as preocupações da China e a libertar imediatamente Meng Wanzhou, para que regresse em segurança", disse.

Em entrevista à imprensa do Canadá, na quinta-feira, Trudeau disse que a China está a "usar a detenção arbitrária como ferramenta para alcançar objetivos políticos".

Trudeau disse que as detenções são algo que "preocupam não apenas o Canadá, mas também todos os nossos aliados que consideram que este comportamento não é aceitável na comunidade internacional".

O primeiro-ministro canadiano considerou que o seu país tem que encontrar uma forma de dialogar construtivamente com o país asiático, mas alertou que tem de manter os "olhos abertos".

"A China segue um conjunto de regras e princípios muito diferentes dos praticados no Ocidente", advertiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório