Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 19º

Trump elogia esforço de Bolsonaro: "Tem o apoio total dos EUA"

O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou hoje os esforços do seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, no combate aos incêndios na Amazónia, poucas horas depois de o Brasil ter rejeitado as ajudas de emergência oferecidas pelos países do G7.

Trump elogia esforço de Bolsonaro: "Tem o apoio total dos EUA"
Notícias ao Minuto

17:37 - 27/08/19 por Lusa

Mundo Amazónia

Donald Trump usou a sua conta pessoal na rede social Twitter para congratular Jair Bolsonaro sobre a forma como tem reagido aos incêndios na Amazónia, considerando que o seu trabalho tem sido "muito bom para o povo brasileiro".

Com este elogio, o presidente norte-americano tomou o lado do governo brasileiro contra a posição do presidente francês, Emmanuel Macron, que tem criticado a forma como Bolsonaro está a lidar com os incêndios na Amazónia e que esteve por detrás da oferta de ajuda financeira do G7 para combater as chamas, naquele que é chamado o "pulmão do planeta".

"Ele (Bolsonaro) e o seu país têm o apoio total e sem reservas dos Estados Unidos", escreveu Trump no Twitter, num sinal claro de apoio às posições de Bolsonaro, que têm provocado reações de protesto em vários países.

Na cimeira do G7, que decorreu no passado fim de semana na cidade francesa de Biarritz, Macron questionou a estratégia do Governo brasileiro sobre a Amazónia e colocou mesmo a questão de o problema ter um estatuto internacional, já que feta o planeta e não apenas um país.

Bolsonaro reagiu à oferta de ajuda de um fundo de 20 milhões de euros por parte dos países do G7 (de que os EUA fazem parte), questionando as reais intenções desse apoio e afirmando que se tratava de uma "atitude colonialista".

Com o elogio de Donald Trump, Bolsonaro reforça a sua posição de confronto com a atitude do G7 e estreita mais a ligação com o Governo dos EUA, que tem procurado promover desde uma visita, em março, à Casa Branca, quando a Imprensa internacional o apelidou de "Trump tropical", pela identificação de políticas entre os dois presidentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório