Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Caxemira: Trump pede à Índia e Paquistão diálogo

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, apelou hoje à Índia e ao Paquistão para que dialoguem sobre Caxemira.

Caxemira: Trump pede à Índia e Paquistão diálogo
Notícias ao Minuto

19:59 - 16/08/19 por Lusa

Mundo EUA

Segundo um comunicado da Casa Branca, o apelo de Trump surgiu na sequência de um contacto telefónico com o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan.

"O Presidente reiterou a importância de a Índia e o Paquistão reduzirem as tensões de Jammu e Caxemira através do diálogo bilateral", refere o comunicado, citado pela France-Presse.

O território de Caxemira é controlado em cerca de dois terços pela Índia (maioritariamente hindu) e em 37% pelo Paquistão (muçulmano, tal como a maioria dos habitantes de Caxemira). As duas potências nucleares do sul da Ásia já travaram duas guerras pelo seu controlo.

Desde 1948, uma resolução da ONU prevê a organização de um referendo de autodeterminação em Caxemira, que se mantém letra morta face à oposição de Nova Deli.

Diferentes grupos separatistas combatem, há décadas, a presença de cerca de 500 mil soldados indianos na região de Jammu-Caxemira para exigir a independência do território ou a integração no Paquistão. Dezenas de milhares de pessoas, na grande maioria civis, já morreram no conflito.

Desde que a revogação do seu estatuto foi anunciada, no passado dia 05 de agosto, que a Caxemira indiana vive num "colete de forças", com a proibição de concentrações e o reforço das forças de segurança indianas.

Segundo a imprensa indiana, pelo menos 500 pessoas foram detidas esta semana em Jammu-Caxemira.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas, que debateu hoje à porta fechada a crise em Caxemira, não aprovou nenhuma declaração no final da sessão à porta fechada, que foi pedida pela China e pelo Paquistão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório