Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Exército paquistanês promete apoiar a Caxemira indiana no que for preciso

O exército paquistanês prometeu hoje fazer "tudo o que for necessário" para apoiar a Caxemira indiana, um dia após a Índia decidir acabar com o estatuto especial desta região, dividida entre os dois países.

Exército paquistanês promete apoiar a Caxemira indiana no que for preciso
Notícias ao Minuto

13:13 - 06/08/19 por Lusa

Mundo Paquistão

"O Exército do Paquistão apoia fortemente a Caxemira na sua luta justa até o fim. Estamos preparados e faremos tudo o que for necessário para cumprir as nossas obrigações", disse o líder do exército, general Qamar Javed Bajwa.

Os altos responsáveis do exército paquistanês reuniram-se hoje na sua sede, na cidade de Rawalpindi, para estudar a situação após a decisão do Governo do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Os militares paquistaneses disseram que "nunca reconheceram as falsas tentativas indianas de legalizar a ocupação de Jammu e Caxemira através dos artigos 370 ou 35-A por décadas", segundo uma nota do escritório de comunicação militar (ISPR).

O Governo indiano anunciou na segunda-feira a revogação da autonomia constitucional da Caxemira, uma decisão explosiva para a região, marcada por conflitos separatistas.

O anúncio foi feito no Parlamento pelo ministro do Interior, Amit Shah, e foi recebido com indignação por parte da oposição.

O responsável dirigiu-se ao Parlamento indiano para anunciar a intenção de revogar o artigo 370 que concede o estatuto especial à região, único estado indiano de maioria muçulmana.

O governante explicou aos membros da câmara alta que o Governo decidiu dividir o estado em dois territórios: Jammu e Caxemira, que terá um parlamento, e Ladakh, que será governado diretamente pelo Governo central.

A lei, artigo 370 da Constituição, proibia os indianos que não fossem naturais do estado de se estabelecerem permanentemente, de comprarem terras, de ocuparem cargos no governo local e de beneficiarem de bolsas de estudos.

Caxemira é dividida entre a Índia e o Paquistão, duas potências nucleares que já travaram duas guerras pelo domínio daquele estado.

Os dois países disputam a região montanhosa na totalidade, desde a partição do subcontinente, em 1947, no final da época colonial britânica. Diferentes grupos separatistas combatem, há várias décadas, a presença de cerca de 500 mil soldados indianos na região, para exigir a independência do território ou a integração no Paquistão.

Dezenas de milhares de pessoas, na grande maioria civis, morreram no conflito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório