Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Polícia da Libéria utiliza gás lacrimogéneo em manifestações na capital

A polícia da Libéria utilizou hoje gás lacrimogéneo e deteve vários manifestantes que protestavam na capital do país, Monróvia, contra as políticas do Presidente, George Weah.

Polícia da Libéria utiliza gás lacrimogéneo em manifestações na capital
Notícias ao Minuto

21:06 - 31/07/19 por Lusa

Mundo Protestos

Segundo o correspondente da Agência France-Presse (AFP) na Libéria, a polícia utilizou gás lacrimogéneo e deteve pelo menos cinco pessoas.

Este é o segundo grande protesto contra o Presidente da Libéria, com os manifestantes a exigirem melhores condições de vida, condicionadas por um forte aumento da inflação que marcou o primeiro ano de Weah enquanto chefe de Estado.

A manifestação em Monróvia, organizada por várias organizações da sociedade civil, juntou centenas de manifestantes contra o Presidente, antigo futebolista.

Os protestos de hoje estavam inicialmente marcados para 24 de julho, data em que se assinalava o 172.º Dia da Independência da Libéria.

Durante a primeira manifestação, em 07 de junho, milhares de pessoas saíram às ruas da capital num protesto contra George Weah.

Weah, antiga glória do futebol mundial, chegou à liderança do país em janeiro de 2018 e desde então tem sido alvo de críticas.

Uma das principais críticas tem sido a forma como a economia do país tem sido tratada, que levou a uma desvalorização da moeda.

Entre as queixas dos manifestantes está um escândalo financeiro, que dizem ter levado à depreciação do dólar liberiano.

Cerca de 25 milhões de dólares (22 milhões de euros) terão sido retirados das reservas monetárias do país para serem injetados na economia local, mas uma auditoria refere que o destino dos fundos não é claro.

O ministro das Finanças da Libéria negou a existência de qualquer fraude.

Os manifestantes pedem ainda o estabelecimento de um tribunal para o julgamento de crimes de guerra para responsabilizar os autores de atrocidades durante os conflitos civis no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório