Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Preparação do Reino Unido para o Brexit não diz respeito à UE

A Comissão Europeia garantiu hoje que a União Europeia (UE) está "muito bem preparada" para a concretização da saída do Reino Unido, apontando que a preparação britânica para o 'Brexit' "não diz respeito" a Bruxelas.

Preparação do Reino Unido para o Brexit não diz respeito à UE
Notícias ao Minuto

12:39 - 29/07/19 por Lusa

Mundo Bruxelas

Falando na conferência de imprensa diária do executivo comunitário, em Bruxelas, a porta-voz da Comissão Europeia Annika Breidthardt garantiu que aquela instituição "está muito bem preparada" para a concretização do 'Brexit'.

Já "a preparação do Reino Unido não nos diz respeito", acrescentou a responsável, que respondia a perguntas dos jornalistas sobre o processo, ainda incerto.

Para comprovar a preparação da UE, Annika Breidthardt precisou: "Aprovámos 90 propostas legislativas, todas já em vigor, assim como um total de 63 atos não legislativos, 100 notas preparatórias e cinco comunicações preparatórias".

"Tudo isto mostra que, de facto, estamos preparados", insistiu.

Recordando a visão de Bruxelas sobre o processo, Annika Breidthardt reiterou que a Comissão Europeia quer evitar um cenário de 'no deal' (saída sem acordo).

"Continuamos a acreditar que uma saída ordeira é a melhor solução e é nisso que trabalhamos", concluiu.

O Reino Unido tinha previsto sair da UE a 29 de março deste ano, mas o chumbo pelo parlamento do Acordo de Saída negociado pelo então governo de Theresa May com Bruxelas e a oposição a uma saída sem acordo levou a um adiamento do processo até 31 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório