Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Carpinteiro 'pobre' que morreu milionário pagou faculdade a 33 estranhos

Sem descendentes, morreu em 2005 com fortuna de milhões. Deu tudo para pagar estudos a jovens desconhecidos.

Carpinteiro 'pobre' que morreu milionário pagou faculdade a 33 estranhos
Notícias ao Minuto

17:46 - 25/07/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Generosidade

Um carpinteiro de origens humildes, que levava todos os dias almoço para o trabalho, e que morreu em 2005, era final milionário. Sem mulher e sem filhos, decidiu pagar faculdade a 33 jovens desconhecidos, num história de grandiosidade que só agora é conhecida.

Dale Schroeder, um norte-americano natural do Iowa, cresceu numa família com raízes humildes e trabalhou como carpinteiro durante 67 anos, nunca tendo casado ou tido filhos.

Um dos seus amigos mais próximos, Steve Nielsen, descreveu-o como “um trabalhador de colarinho azul, que levava marmita todos os dias”. “Ia trabalhar todos os dias, e trabalhava com afinco. Era frugal. Como muitos do locais aqui”, afirmou, citado pela CBS Des Moines.

O que ninguém sabia é que Schroeder foi amealhando fortuna ao longo dos anos. “Quase caí da cadeira”, admitiu Nielsen, quando soube que o amigo tinha quase 3 milhões de dólares no banco. Como não tinha descendentes, antes de morrer discutiu com o seu advogado a forma como queria a sua fortuna distribuída.

“Ele disse: ‘Nunca tive oportunidade de estudar, portanto queria ajudar os miúdos a ir para a escola’”, relembrou o seu amigo, à mesma publicação. Schroeder conseguiu, então, pagar faculdade completa a 33 jovens.

“Aquilo que pedimos é que as pessoas retribuam de alguma forma. Não podem agradecer ao Dale porque ele já não está aqui, mas podem lembrá-lo e podem imitá-lo”, indicou o seu amigo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório