Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Londres acusa Teerão de tentar intercetar petroleiro britânico

Navios da Guarda Revolucionária do Irão tentaram, sem sucesso, intercetar um petroleiro britânico que navegava no Estreito de Ormuz na quarta-feira, de acordo com as autoridades britânicas.

Londres acusa Teerão de tentar intercetar petroleiro britânico
Notícias ao Minuto

08:28 - 11/07/19 por Lusa

Mundo Conflito

"Contra as regras do direito internacional, três navios iranianos tentaram impedir a passagem do navio mercante 'The British Heritage', no Estreito de Ormuz", disse um porta-voz do Governo britânico.

Segundo a mesma fonte, a Marinha Real Britânica teve que intervir para ajudar a embarcação da empresa petrolífera detida pela British Petroleum (BP).

O navio britânico The British Heritage deixou o Golfo Pérsico e navegou pelo Estreito de Ormuz quando as embarcações iranianos se aproximaram e ordenaram que seguisse em direção a águas daquele país.

Esta atitude, acrescentou a mesma fonte, forçou o Marinha Real Britânica HMS Montrose "a fazer avisos verbais aos navios iranianos".

O Governo britânico está "preocupado com esta ação" e continua a apelar às autoridades iranianas para refrearem os seus atos.

A tensão nesta área, por onde é transportado quase um terço do petróleo bruto mundial, atingiu o pico nas últimas semanas, com os Estados Unidos a acusarem o Irão de vários ataques contra petroleiros, com Teerão a abater um drone norte-americano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório