Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Seguiu as pisadas dos pais e também fugiu para a Coreia do Norte

Embora não faltem norte-coreanos a fugir para o sul, o contrário é bastante raro.

Seguiu as pisadas dos pais e também fugiu para a Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

14:13 - 08/07/19 por Fábio Nunes

Mundo Coreia do Norte

Aos 73 anos, Choe In-guk fez algo pouco comum: fugiu da Coreia do Sul para a vizinha do norte. De acordo com a BBC, não são conhecidos os motivos que levaram o homem a optar por ir viver no regime ditatorial liderado por Kim Jong-un.

Se até costuma ser habitual os norte-coreanos fugirem do seu país para a Coreia do Sul, o contrário é raro. Embora haja um pormenor no passado de Choe In-guk que poderá ter tido algum peso. O homem é filho de um antigo ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano que fugiu com a sua mulher para a Coreia do Norte em 1986.

Os meios de comunicação sul-coreanos salientam que essa decisão dos seus pais tornou a vida de Choe In-guk mais difícil, tendo passado a conviver com o estigma de ser o “filho de um traidor”.

Nos últimos anos, Choe viajou com frequência para a Coreia do Norte, incluindo a deslocação que fez para assistir ao funeral da mãe que morreu em 2016.

Na última viagem que fez não pediu permissão ao governo sul-coreano, algo que a lei o obrigava a fazer. O homem deixou a mulher e a filha no sul.

Os meios de informação estatais da Coreia do Norte mostraram imagens de Choe In-guk a ser recebido por responsáveis do regime de Pyongyang. “Viver e seguir um país pelo qual sinto gratidão é um caminho para proteger o desejo dos meus pais. Por isso decidi vir viver permanentemente para a Coreia do Norte”, afirmou Choe, como dá conta o site Uriminzokkiri.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório