Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"É mais fácil ser eleita para Congresso" do que pagar dívida de estudante

A congressista democrata Alexandria Ocasio-Cortez falou num evento no qual o candidato presidencial Bernie Sanders apresentou o seu plano para cancelar 1,4 mil milhões de euros da dívida de estudantes nos Estados Unidos.

"É mais fácil ser eleita para Congresso" do que pagar dívida de estudante
Notícias ao Minuto

20:30 - 25/06/19 por Fábio Nunes

Mundo Alexandria Ocasio-Cortez

Ocasio-Cortez foi eleita para o Congresso norte-americano na sequência das intercalares do ano passado. Uma eleição surpreendente que fez de Alexandria Ocasio-Cortez a mais jovem mulher a conseguir um lugar no Congresso em Washington. Mas a democrata não tem dúvidas de que até isso foi mais fácil do que pagar a sua dívida de estudante, um dos problemas de quem tenta ter uma educação superior nos Estados Unidos e não é rico ou usufrui de uma bolsa de estudo.

Foi literalmente mais fácil tornar-me a mais jovem mulher na história da América a ser eleita para o Congresso do que é pagar a minha dívida de estudante”, destacou num evento realizado no Capitólio e que serviu para o senador democrata e candidato presidencial Bernie Sanders apresentar o seu plano que visa cancelar a dívida de cerca de 45 milhões de estudantes universitários e que ascende aos 1,6 biliões de dólares (1,4 mil milhões de euros).

A congressista, uma estrela em ascensão no seio do Partido Democrata, recordou que para ter acesso condigno ao serviço de saúde e conseguir pagar as suas dívidas de estudante teve de ser eleita para o Congresso.

“De forma a ter uma oportunidade de usufruir do serviço de saúde… pagar a minha dívida de estudante, tive de fazer algo que foi quase impossível. E não acho que essa deva ser a fasquia para que uma pessoa possa aceder à educação, ao serviço de saúde e a um conjunto de outras coisas que deviam ser considerados direitos humanos”, frisou Ocasio-Cortez.

Nas suas declarações, a congressista traçou ainda uma comparação para exemplificar a responsabilidade em ter uma dívida de estudante.

“Dizemos a quem tem 17 anos que ‘não têm idade suficiente ou não são responsáveis o suficiente para beber… para votar… para servir nas nossas forças armadas, mas têm idade suficiente e são responsáveis o suficiente para terem uma dívida no valor de 250 mil dólares (219 mil euros)’, e isso é errado”, lamentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório