Bombardeamentos do regime na Síria fazem pelo menos 28 mortos

Pelo menos 28 pessoas, sete delas civis, foram mortas em bombardeamentos do regime sírio e do aliado russo no noroeste da Síria, anunciou hoje a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Síria anunciou intenção de aderir ao Acordo de Paris

© iStock

Lusa
14/06/2019 13:08 ‧ 14/06/2019 por Lusa

Mundo

Síria

Os civis foram mortos na quinta-feira, em bombardeamentos do regime no sul da província de Idlib e no norte da província vizinha de Hama, e os 21 combatentes em ataques conjuntos do regime e da aliada Rússia, segundo a ong.

Entre os combatentes mortos figuram 'jihadistas' do grupo Hayat Tahrir al-Sham, dominado pelo antigo braço da Al-Qaida na Síria, que controla a maioria da região de Idlib.

As forças russas anunciaram na quarta-feira que tinha sido concluída uma trégua entre as forças governamentais e os combatentes de Idlib, negociada entre a Rússia e a Turquia, que apoia alguns grupos que combatem o regime.

Mas a Turquia negou a conclusão de uma trégua e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu, disse na quinta-feira que "não é possível" afirmar que haja um cessar-fogo em Idlib, embora haja "esforços sérios e sinceros" para o alcançar.

Nas últimas semanas, Idlib tem sido alvo de bombardeamentos quase diários do regime do presidente Bashar al-Assad.

Desde o final de abril, segundo o Observatório, pelo menos 360 civis morreram devido à violência em Idlib, província com uma população de cerca de três milhões.

Desde o início da guerra na Síria, em 2011, mais de 370 mil pessoas foram mortas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas