Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Nova Iorque está a braços com o 'ratocalipse'

O número de avistamentos de ratos está a subir cada vez mais. Chicago, Los Angeles e Filadélfia são outras cidades norte-americanas que enfrentam o mesmo problema.

Nova Iorque está a braços com o 'ratocalipse'
Notícias ao Minuto

17:58 - 05/06/19 por Fábio Nunes

Mundo EUA

A praga de ratos que afeta Nova Iorque não é de agora, já dura há muitos anos, mas está a piorar a olhos vistos. Literalmente. E os ratos estão a espalhar-se para todos os cantos da ‘Grande Maçã’. Pablo Herrera, de 58 anos, afirmou ao The New York Times que já chegou a contar 30 ratos ao passear no quarteirão onde vive em Prospect Heights.

Os avistamentos de ratos são cada vez mais frequentes como demonstram os números de uma linha de apoio do município de Nova Iorque que dão conta de uma subida de 38% de 2014 para 2017. No passado foram vistos ratos a cirandar na cidade 17.353 vezes, segundo os dados do OpenTheBooks.com e do The New York Times.

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, declarou guerra aos ratos mas nesta altura é seguro dizer que a megalópole está a perdê-la. “Nenhum nova-iorquino gosta de ter ratos na sua comunidade e nós estamos comprometidos em continuar o trabalho para controlar os ratos em todos os nossos bairros”, assegurou Laura Anglin, uma das responsáveis do gabinete do mayor de Blasio.

Uma das razões que explicam o crescimento significativo da população de ratos na cidade é a gentrificação. Não há bairro de Nova Iorque que não esteja a ser escavado para dar lugar a novas habitações e os ratos vêm todos parar à superfície, indicam cientistas e especialistas no controlo de pestes.

Outro fator determinante está relacionado com as alterações climáticas. Os invernos têm sido mais amenos em Nova Iorque e isso facilita a sobrevivência dos ratos e a sua reprodução.

E como estes dois fatores são transversais a tantas outras cidades, Nova Iorque não está sozinha nesta luta. Chicago, Los Angeles e Filadélfia também enfrentam uma praga de grandes dimensões de ratos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório