Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Abatidos membros do Boko Haram que planeavam ataque suicida no Níger

Quatro membros do grupo 'jihadista' Boko Haram foram abatidos pelas autoridades do Níger em Diffa, junto à fronteira com a Nigéria, enquanto tentavam fazer-se explodir junto de um depósito de petróleo no domingo à noite, segundo fonte local.

Abatidos membros do Boko Haram que planeavam ataque suicida no Níger
Notícias ao Minuto

16:44 - 03/06/19 por Lusa

Mundo Terrorismo

"Quatro homens-bomba do BH (Boko Haram) foram mortos [no domingo à noite] pelas FDS [Forças de Defesa e de Segurança] na cidade de Diffa, junto da Sociedade Nigerina de Produtos Petrolíferos [Sonidep]", disse à agência France-Presse uma fonte municipal.

"Não há dúvida, os depósitos da Sonidep eram o seu alvo, felizmente foram parados a tempo", referiu um representante local citado pela AFP.

Os depósitos da Sonidep que os quatro membros do Boko Haram pretendiam destruir armazenam as reservas de hidrocarbonetos da região.

Este é o segundo ataque suicida interrompido no espaço de poucas horas em Diffa, uma cidade com 200.000 habitantes, situada no sudeste do Níger.

"Dois presumíveis elementos do Boko Haram foram detidos enquanto se preparavam para realizar um ataque [dirigido] provavelmente a uma igreja" da cidade, disse o representante, acrescentando que "cintos de explosivos foram apreendidos durante buscas".

Em meados de abril, a cidade foi alvo de vários ataques 'jihadistas' contra a sede da Guarda Nacional e várias casas, e em que morreram um número indefinido de nigerinos.

Em junho de 2018, três homens-bomba realizaram ataques em várias partes da cidade, matando seis pessoas.

No final de março deste ano, pelo menos dez civis morreram num ataque suicida reclamado pelo Boko Haram em N'Guimi, uma cidade situada a norte de Diffa.

O grupo Boko Haram foi criado em 2002 no nordeste da Nigéria por Mohameh Yusuf, após o abandono do norte do país pelas autoridades.

Inicialmente, os seus ataques eram dirigidos à polícia nigeriana, uma vez que representava o Estado. No entanto, desde a morte de Yusuf, em 2009, o grupo passou a ter uma abordagem mais radical.

Desde então, o Boko Haram matou mais de 20.000 pessoas e as suas ofensivas provocaram aproximadamente dois milhões de deslocados, de acordo com as Nações Unidas.

Em 2015, com a sua filiação no autoproclamado Estado Islâmico, o grupo adotou também a denominação Estado Islâmico na África Ocidental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório