Amancio Ortega, fundador da Inditex, que engloba marcas como a Zara, continua a fazer doações milionárias através da sua instituição sem fins lucrativos, a Fundação Amancio Ortega, com a qual se encontra comprometido a tempo inteiro, depois de ter deixado o grupo sob a gestão dos membros da família.
Uma das ultimas doações da fundação foi feita à comunidade autónoma de Madrid, no valor de 46,5 milhões de euros, montante que as autoridades de saúde vão aproveitar para apostar nas tecnologias de ponta para melhorar o diagnóstico e o tratamento de milhares de pacientes com vários tipos de cancro.
Uma dessas tecnologias, diz o El Mundo, é uma máquina de nove milhões de euros, que será colocada no Hospital Universitário de La Paz, em Madrid. “Chamamos-lhe ‘o pepino’. É o primeiro em toda a Europa para o tratamento do cancro”, indicou Alejo Miranda de Larra, diretor-geral de infraestruturas sanitárias da comunidade de Madrid.
A máquina, cuja instalação requer a construção de um bunker com as medidas de proteção radiológicas, permite efetuar ressonâncias magnéticas e simulações de radioterapia, para dar ao doente, pela primeira vez, radioterapia personalizada. Assegura “radiação mínima aos tecidos saudáveis, menor toxicidade a longo prazo e menos efeitos secundários”.
O equipamento deverá estar a funcionar no primeiro trimestre de 2020.