Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Eleições: PSOE deverá ganhar em Castela e Leão feudo do PP até agora

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE, socialista) deverá ganhar as eleições regionais de 26 de maio próximo em Castela e Leão, um feudo do Partido Popular (PP, direita), mas o Cidadãos (direita liberal) terá a chave do executivo regional.

Eleições: PSOE deverá ganhar em Castela e Leão feudo do PP até agora
Notícias ao Minuto

09:44 - 23/05/19 por Lusa

Mundo Espanha

Todas as sondagens publicadas indicam que o PSOE vai, também nesta comunidade autónoma espanhola, aproveitar-se da divisão da direita para ultrapassar o PP, que governa esta região desde 1987.

Os estudos de opinião confirmam os resultados das eleições legislativas de 28 de abril último em que o PSOE obteve, em Castela e Leão, 29,8% dos votos, seguido do PP com 26,1%, do Cidadãos 18,9%, Vox (extrema-direita) 12,3 e Unidas Podemos (extrema-esquerda) 10,4%.

A divisão dos partidos de direita, com o PP a perder votos para os Cidadãos e o Vox caracterizaram essa consulta, uma tendência que se verificou em todo o território espanhol.

As sondagens indicam mesmo que o PSOE será o partido mais votado em dez das 12 comunidades autónomas em que se realizam eleições, menos nas de Navarra e Cantábria.

Para governar em Castela e Leão o PSOE teria, mesmo assim, de ter o apoio do Cidadãos, que deverá ser decisivo na formação do executivo regional e pode preferir voltar-se para o PP que, neste caso, se conseguiria manter na presidência.

Estudos de opinião feitos nesta comunidade indicam que os seus habitantes estão preocupados principalmente com a deficiente prestação nos serviços de saúde e de educação, assim como as questões relacionadas com o despovoamento das zonas rurais e o modelo económico.

A comunidade autónoma de Castela e Leão é a maior de Espanha com 94.200 quilómetros quadrados, ligeiramente maior do que Portugal, com apenas cerca de 2,5 milhões de pessoas.

O seu território é limitado a norte pelo Principado das Astúrias, a Cantábria e o País Basco, a leste pela Rioja e Aragão, a sul pelas comunidades de Madrid, Castela-Mancha e Estremadura e a oeste pela Galiza e os distritos portugueses de Bragança e da Guarda.

A capital é Valladolid com cerca de 300 mil habitantes, por onde passa o rio Pisuerga, um dos afluentes principais do Douro, que atravessa a comunidade autónoma antes de fazer fronteira e entrar em Portugal para desaguar no Porto.

As eleições regionais de 26 de maio próximo vão-se realizar juntamente com as europeias e as municipais em 12 das 17 comunidades autónomas espanholas.

As outras cinco, com um estatuto particular, têm consultas eleitorais fora do calendário normal (Galiza, País Basco, Catalunha, Andaluzia e comunidade Valenciana).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório