Meteorologia

  • 26 JUNHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Devolver bens aos judeus seria uma "vitória de Hitler", diz Morawiecki

O primeiro-ministro polaco insiste que o seu governo não vai pagar qualquer compensação aos judeus cujos bens foram roubados durante a Segunda Guerra Mundial.

Devolver bens aos judeus seria uma "vitória de Hitler", diz Morawiecki
Notícias ao Minuto

22:45 - 20/05/19 por Fábio Nunes 

Mundo Adolf Hitler

A Polónia não vai devolver os bens roubados a judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A garantia foi dada este fim de semana por Mateusz Morawiecki, o primeiro-ministro polaco, segundo a Newsweek. Morawiecki chegou mesmo a salientar que devolver os bens ou pagar alguma compensação seria como dar uma vitória a Adolf Hitler. 

"Se alguém disser que a Polónia vai pagar alguma compensação a alguém, nós dizemos: Não concordamos com isso! Se esta terrível injustiça alguma vez acontecer - quando os papéis do carrasco e da vítima forem invertidos - será uma vitória póstuma de Hitler", frisou o primeiro-ministro. 

Estes comentários de Morawiecki foram feitos devido a uma lei norte-americana que exige que o Departamento de Estado informe o Congresso sobre o progresso que os países estão a fazer relativamente à restituição dos bens roubados aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O presidente do Congresso Mundial dos Judeus, Ronald Lauder, já condenou estas declarações de Morawiecki, classificando-as de "alarmantes" e "repreensíveis". Lamentou ainda que "sucessivos governos polacos" tenham tratado as casas e bens dos judeus como "despojos de guerra". 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório